Ginecologia

Olhamos para sua saúde com atenção e carinho!
< Voltar
SÍNDROME PRÉ-MENSTRUAL

SÍNDROME PRÉ-MENSTRUAL

Um trabalho pioneiro, desenvolvido pelo National Institute of Mental Health, definiu síndrome pré-menstrual como constelação de sintomas de humor, comportamentais e/ou físicos, os quais apresentam relação cíclica com a fase lútea do ciclo menstrual. Está presente na maioria dos ciclos, mas não em todos, e remite quando o fluxo menstrual cessa. Tem a duração de pelo menos uma semana por ciclo.   

Estudos epidemiológicos estimam que cerca de 80% das mulheres em idade reprodutiva experimentem sintomas atribuídos à fase pré-menstrual, sendo a faixa etária mais freqüente entre os 30 e 40 anos de idade.

Traz conseqüências sócio-econômicas importantes, como falta no trabalho e demissões, tem relação com o aumento de acidentes (devido à falta de concentração, cefaléia e letargia) e também da criminalidade feminina.   

A tendência hoje é acreditar que a função fisiológica do ovário seja o gatilho que dispara os sintomas da síndrome, alterando a atividade da serotonina ( neurotransmissor) em nível de sistema nervoso central. 

PRINCIPAIS TIPOS DE TPM
TIPO A: a ansiedade e suas conseqüências, são as características principais.
TIPO C: há predominância da compulsão alimentar irresistível, principalmente por doces. 
TIPO D: há predominância de sintomas depressivos.
TIPO H: ocorrência de retenção hídrica, provocando sintomas como mastalgia, ganho de peso e cefaléia.

TRANSTORNO DISFÓRICO PRÉ-MENSTRUAL 
É um subtipo grave da SPM, que ocorre em 2% a 9% das mulheres em idade reprodutiva. Esse subtipo se caracteriza por expressiva sintomatologia, que interfere no trabalho, escola e em atividades sociais. Um padrão cíclico, por vários meses, confirma o diagnóstico.   

PRINCIPAIS SINTOMAS DA SPM
Existem mais de 150 sintomas relacionados à SPM, sendo divididos em sintomas emocionais e físicos. Entre os sintomas psicológicos, podemos citar a depressão,  tristeza, choro, ansiedade, raiva, irritabilidade, dificuldade  de concentração,  esquecimento, alteração da libido, entre outros. Os sintomas físicos englobam desconforto abdominal, mastalgia, cefaléia, fadiga, acne, calorões, palpitações, tonturas, retenção de líquidos, náuseas, mudança de apetite, cólicas menstruais, insônia, dores articulares e musculares.

TRATAMENTO
Sintomas mais leves da SPM podem ser aliviados com mudanças de hábitos simples, através de dietas, exercícios físicos e redução do stress. Porém, quando estes recursos não forem suficientes para aliviar os sintomas, faz-se necessário o tratamento medicamentoso, que inclui o manejo específico de cada sintoma e deve ser individualizado.

Suplementos de cálcio e vitamina D : Um estudo de 2005 descobriu que mulheres que tinham uma alimentação rica em cálcio e vitamina D apresentavam um risco menor de desenvolver a SPM. 

Vitamina B6 : Alguns pesquisadores acharam evidências que a vitamina B6 pode aliviar os sintomas, mas sua eficácia ainda não foi comprovada cientificamente.

Diuréticos: São uma ferramenta importante para as pacientes que apresentam retenção de líquidos neste período.

Antidepressivos ( fluoxetina, sertralina ) : Podem ser uma alternativa para aliviar a depressão, principalmente para as mulheres com TDPM.

Anticoncepcionais : A suspensão da ovulação através de pílulas anticoncepcionais é uma boa escolha  para as pacientes com quadros mais graves e que têm vida sexual ativa. 

DICAS IMPORTANTES
1- Fracionamento das refeições.
2- Modificações alimentares com diminuição da gordura, sal, açúcar, cafeína (café,chá preto, mate, refrigerantes à base de cola).
3- Dietas com boas fontes de cálcio (leite, iogurtes e derivados), e magnésio (espinafre).
4- Consumir bastante frutas neste período, pois são diuréticas e desintoxicantes. 
5- Deve-se consumir também alimentos ricos em vitamina B6, presente no fígado, nozes, carnes e cereais integrais (aveia, granola, arroz e farinha de trigo integral). 
6- Consumir folhas e vegetais verde-escuros. 
7- Diminuição da ingestão de álcool. 
8- Parar de fumar. 
9- Fazer exercícios físicos regulares. 
10- Manejar o stress.  
Ícone Whats Clique aqui e marque sua consulta.
Ícone Endereço Rodapé Rua Antônio Ostrenski, 4076 - Umuarama-PR
Ícone Telefone Rodapé (44)  98411-5588
Ícone WhatsAPP Rodapé (44)  98411-5588